A Equipa Comunitária de Saúde Mental da População Adulta (ECSMPA), do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), participou no debate “Saúde Mental – Dinâmicas locais de Intervenção”.
Foram inúmeros os assuntos que se debateram respeitantes à Saúde Mental, destacando-se a necessidade acrescida de cuidados em tempos de crise pandémica, económica e social e as dificuldades de financiamento de projetos.
A falta de profissionais em algumas áreas, a falta de estruturas no âmbito dos cuidados continuados em Saúde Mental, o estigma e a vantagem da cooperação entre as diversas instituições ligadas à saúde mental – CHMT, ACES Médio Tejo, Autarquias, instituições do setor social – foram outros dos assuntos abordados. A sessão de abertura contou com a presença de Ivone Caçador, Diretora Clínica do CHMT, Natálio Reis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Diana Leiria, Diretora Executiva do ACES Médio Tejo e Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém.
Este debate decorreu no passado dia 24 de maio, no Teatro Municipal de Ourém. Esta iniciativa esteve integrada na Semana da Saúde Mental de Ourém, que foi organizada pela Câmara Municipal de Ourém em colaboração da ECSMPA do CHMT.
Após a sessão de abertura houve lugar à apresentação do trabalho de três equipas intervenientes na área de Saúde Mental no Concelho de Ourém: O projeto “Ombro Amigo”, da Fundação Agostinho Albano de Almeida que deu a conhecer as diversas ações que desenvolve no combate ao isolamento social e na integração de pessoas com problemas do foro psicossocial; O projeto “Emmilea“, que apresentou o seu programa de apoio às pessoas com demência e a ECSMPA do CHMT apresentou o percurso de um ano de existência (que se completou no passado dia 20 de maio), no tratamento de doentes e na promoção da saúde mental em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários, as autarquias e diversas instituições da Comunidade do Município de Ourém.
Na terceira parte deste encontrou-se deu-se o Debate moderado por António Castanheira, responsável pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Ourém. O painel de comentadores do debate foi constituído por: Luísa Delgado, médica psiquiatra e Diretora do Serviço de Psiquiatria do CHMT, Jorge Carvalheiro, médico psiquiatra e coordenador da ECSMPA do CHMT e Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARSLVT.
Uma das notas resultantes desta iniciativa foi o reconhecimento do trabalho meritório desenvolvido pela ECSMPA do CHMT, projetando-se a criação de equipas semelhantes noutros municípios do Médio Tejo. A construção de novas Instalações para a Pedopsiquiatria e para o alargamento do Internamento do Serviço de Psiquiatria do CHMT, com financiamento do PRR, foram também abordadas.
Micaela Durão, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém, foi responsável pela sessão de encerramento. Na sua intervenção destacou a também a importância do trabalho em rede relativo à Saúde Mental, desenvolvido no Concelho de Ourém, com destaque para ECSMPA do CHMT.
Sem comentários:
Enviar um comentário