Documento dirigido à ARSLVT sobre cuidados de saúde oral no ACES MÉDIO TEJO
Presidente do Conselho Diretivo
da ARS de Lisboa e Vale do Tejo (Dr. Luís Pisco)
Saúde Oral no ACES Médio Tejo
Exmº Senhor
Uma das grandes reivindicações dos Utentes da Saúde do Médio Tejo, a que esta Comissão de Utentes da Saúde se tem vindo a reportar junto das diversas entidades de Saúde, é a implantação de Gabinetes de Saúde Oral nos Centros de Saúde.
Entretanto, foi tomada a decisão de implantar esses Gabinetes de Saúde Oral, nos Centros de Saúde.
No Médio Tejo, embora com atraso de alguns anos, acabaram por ser instalados todos os gabinetes de saúde oral em todos os 12 centros de saúde. No entanto, hoje, nos 12 centros de saúde apenas cinco estão a funcionar e têm profissionais, não funcionando os restantes 7, nos casos de Fátima, Mação, Ferreira do Zêzere, Alcanena, Sardoal, Constância e Torres Novas. Alguns destes já iniciaram o seu funcionamento, mas, pouco depois, os profissionais abandonaram o serviço. Antes não havia saúde oral porque não havia gabinetes, equipamentos e condições, hoje há gabinetes, equipamentos e condições e não há profissionais.
Temos alguma noção de que poderá haver algumas dificuldades em contratar médicos dentistas, mas solicitamos a V.Exa e aos serviços dessa ARS, que façam tudo o que for possível para que no mais curto espaço de tempo possam funcionar os Gabinetes de Saúde Oral que aguardam apenas por profissionais.
Com os melhores cumprimentos
CUSMT
Sem comentários:
Enviar um comentário